Instituto Autoglass

FRENTES DE ATUAÇÃO

Reciglass

A natureza não é capaz de absorver o resíduo de vidro, despejá-los em aterros sanitários é condenar o meio ambiente de forma definitiva. Pensando nisso, o Grupo Autoglass iniciou no ano de 2005 de forma pioneira no país o Programa Reciglass, encaminhando para reciclagem toneladas deste resíduo por mês.


O programa consiste em uma política de logística reversa capaz de coletar vidros inservíveis em todas as suas unidades localizadas em vários estados da nossa federação, transportando estes resíduos para a indústria de reciclagem com o objetivo de serem reutilizados.


Por meio de parceria com a maior usina de reciclagem de vidros existente no país, situada em Mogi das Cruzes/SP, o vidro é moído e através do processo de aspersão e peneiramento é feita a separação do PVB – Polivinil Butiral (plástico que fica entre as duas lâminas de vidros).


O vidro moído é transportado para indústrias de embalagens onde é utilizado na produção de garrafas e potes para atender empresas dos segmentos de bebidas e alimentos. Para isso ele volta ao forno no processo de fusão, misturado com as mesmas matérias-primas usadas na sua fabricação. Depois da fusão o vidro reciclado tem as mesmas características do vidro produzido totalmente com matérias-primas.




Lei 9.013

Participamos da criação do projeto da atual lei Nº 9.013/2008, de autoria do Deputado Luciano Pereira que dispõe sobre a destinação adequada dos vidros automotivos no estado do Espírito Santo. A referida lei foi consultada como base para criação de lei federal em tramitação no Congresso Nacional.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A LEI 9.013/2008 NA ÍNTEGRA